Empreendedora de Jacobina usa rescisão trabalhista para abrir negócio


Após fechar empreendimento e voltar ao mercado formal, a paixão de Victória Corália pelo empreendedorismo fez nascer a Baronesa do Sertão

Por: Tamara Leal - Turismóloga e com diversos cursos técnicos na área da gastronomia, Victória Corália começou a empreender desde muito cedo para se manter. Nascida em Santos (SP), ela veio ainda criança morar no distrito de Carnaíba, município de Pindobaçu, no Centro Norte baiano, onde os seus pais nasceram.

Em 2006, após terminar o curso de Turismo e ter feito estágio no município de Jacobina, foi morar em Camaçari, onde tem parentes. Dois anos depois, por necessidade, iniciou vendas porta a porta na “Cidade Industrial”.

“Tinha que me manter em Camaçari. Sabia que Jacobina tem um ramo de confecções forte, com roupas bonitas e bons preços. Assim, comprava confecção aqui e vendia em Camaçari. Quando vinha fazer novas compras, trazia de lá produtos de cama, mesa e banho e comercializava na região”, explica.

Victória se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) no ano de 2010 e abriu a loja física, A Burguesinha. Cinco anos depois, fechou a loja e passou a morar em Jacobina. Durante quase 10 anos, viveu entre as duas cidades. Em 2017, por necessidade, foi trabalhar no mercado formal.

“Vindo de um histórico de empreendedorismo, trabalhei formalmente entre 2017/2018, curto período que pareceu uma eternidade. Quem tem vocação ao empreendedorismo jamais irá se enquadrar no mercado formal. Logo senti a necessidade de voltar a empreender, pois me sentia frustrada em atuar em um mercado que buscava, acima de tudo, o lucro, onde colegas de trabalho são vistos como rivais, onde você é apenas estatística (número de vendas). Infeliz, resolvi suportar a situação por necessitar da minha independência financeira”, revela.

Durante o período que trabalhou formalmente, Victória Corália investiu parte do salário em um carrinho que seria uma petiscaria móvel. “Planejei atuar no Calçadinho de Jacobina, onde morava no período. Não segui em frente com o projeto, pois mudei de endereço, antes mesmo de colocar em prática”, explica.

A hora da virada

Mais uma vez com os planos frustrados, insatisfação profissional, angústia em estar inserida a um mercado que vai de encontro ao que acredita, Victória foi demitida.

“E agora, o que fazer? Pouco dinheiro (rescisão, salário e o seguro desemprego). Na bagagem inúmeras tentativas e a necessidade de contribuir, de alguma forma, para o bem coletivo e fazer disso o meu trabalho. Fiz pesquisa de mercado e plano de negócio, juntei ao pouco dinheiro coragem e determinação em fazer e transformei o meu sonho em realidade. Assim começou a “Baronesa do Sertão Decor”, nome em homenagem a minha tão querida tia, em memória, Silvandira Macedo, que era apelidada entre amigos e conhecidos por Baronesa. O sertão vem da minha paixão pela rica cultura nordestina”, explica.


Os primeiros passos do projeto foram dados com Gisélia Lopes, 60 anos, costureira e desempregada, a quem a empreendedora considera como tia, e com o seu esposo Ivanilton Aquino, funcionário público, que atuou na contabilidade.

“Comecei a primeira produção de roupa de mesa, jogos americanos, capa de sousplat, guardanapos e porta guardanapos. Decidi atuar no mercado de meseiras por me identificar com o conceito, que hoje, além de ser um mercado em total crescimento, contribui, mesmo que indiretamente, com resgate dos velhos e bons costumes de se reunir a mesa”, defende.

Empreendedorismo feminino

Para a gerente adjunta do Sebrae em Jacobina, Mariana Guimarães, a liderança feminina tem ganhado, a cada dia, mais força no cenário de constante desenvolvimento que é o do empreendedorismo.

“Levantamento do Sebrae Bahia comprova a presença cada vez maior das mulheres no mundo dos negócios. A Unidade de Gestão Estratégica da instituição aponta que foram identificadas mais de 93 mil empreendedoras ou candidatas a empresárias cadastradas na base de atendimento do Sebrae no estado até maio de 2018”, aponta.

Quando parou com as atividades da A Burguesinha, Victória deu baixa no MEI. Para colocar o negócio para andar mais uma vez, ela se formalizou e buscou cursos do Sebrae.

“Hoje, já fornecendo em atacado ao grupo Diassis e com previsão de fornecimento a outras lojas, venho buscando uma atuação expressiva no mercado online. Para atender o varejo em território nacional, iniciei o curso de marketing digital gratuito e online que é oferecido pelo Sebrae através do seu portal. Acredito que esse suporte me fará enxergar com clareza o caminho que devo percorrer para consolidar a ‘Baronesa do Sertão’ no mercado online”, afirma.

Sobre o seu amor pelo empreendedorismo e o seu novo negócio, Victória falou: “E é na mesa posta, com sabores, cheiros e o encantamento visual, que tudo se torna leve e reconfortante, onde decisões são tomadas, planos são elaborados, dentre outras coisas. É nos bons costumes de estar reunidos à mesa durante as refeições que nos sentimos acolhidos, em família”, completa.

A pesquisa

Sobre os números do empreendedorismo na Bahia, Mariana Guimarães ressalta que, assim como a Victória, 77% das mulheres ouvidas pelo Sebrae possuem empreendimentos formalmente constituídos, sendo que quase metade destas buscaram orientação da entidade para a formalização.

A pesquisa ouviu 2.194 mulheres. Destas, 49,75% têm empreendimentos formalizados acima de três anos. A maioria (45,79%) é formada por microempreendedoras individuais, seguidas por donas de microempresas (24,32%) e donas de pequenas empresas (7,75%).

O levantamento mostra ainda que as empreendedoras percebem a importância da formalização do negócio. Para 78% das entrevistadas, ter a atividade formalizada ajudou no negócio.

Percebe-se ainda um equilíbrio entre o empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. Segundo a pesquisa, 25,67% fizeram a opção por empreender, enquanto 24,07% foram desligadas de emprego com carteira assinada e decidiram abrir um negócio.  A maioria delas está no setor de comércio (50,86%) e serviços (38,76%).

Serviço:

Baronesa do Sertão 
E-mail: victoriacoralia@gmail.com
Instagram: @baronesadosertao1 
Facebook: baronesadosertao1
Telefone: (74) 9 8846-6370 

Fotos: Rafael Santana/ASN BA.