Prefeitura de Jacobina inaugura espaço de acolhimento à mulher vítima de violência


A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta terça-feira (19) a Casa da Mulher Jacobinense, para o acolhimento temporário de mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. O local vai servir como um espaço intermediário entre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – que prestam atendimento psicossocial e jurídico.


A Casa da Mulher Jacobinense, que homenageia a assistente social Mariá Gonçalves da Cruz Moura, que faleceu no final do ano passado, vai garantir o abrigo de mulheres em situação de violência por um período de 15 dias, renováveis por mais 15. A casa, localizada na rua Lagoinha, na entrada do bairro Jacobina IV, também vai oferecer alojamento para menores de 18 anos que acompanham as mães vítimas.


Durante esse período, a mulher receberá atendimento psicológico e social e será encaminhada para orientação e atendimento jurídico. Na casa, serão realizadas também atividades diárias a partir da perspectiva de gênero, como rodas de conversa, palestras e grupos reflexivos com as mulheres acolhidas. Para as crianças e adolescentes, haverá atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas diárias.


"Quando a mulher (agredida) retorna para o convívio com o agressor, pode passar a correr risco de morte", afirma a secretaria municipal de Assistência Social. Aline Pinheira destaca que a casa vai servir para o atendimento emergencial daquela mulher que aguarda decisão judicial referente à medida protetiva, ou a espera de contato de parentes que possam garantir-lhe abrigo.


A secretária Aline Pinheiro destaca que a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), através da secretária Julieta Palmeira, que esteve presente hoje na inauguração da Casa da Mulher Jacobinense, tem uma grande parceira.  “Essa parceria com a SPM é de grande importância para o município. Os projetos desenvolvidos pela secretaria estadual formam a base das nossas ações. A violência contra a mulher precisa ser trabalhada com a população, precisa ser enfrentada pela sociedade e pelos governos”, afirma.



Segundo o prefeito Luciano Pinheiro, em Jacobina, a Rede de Atenção já conta com a Ronda Maria da Penha, Conselho Municipal da Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Agora, o município ganhou também uma Casa de Acolhimento do município.  



“Essa é uma ferramenta que é uma conquista de todo o município. É triste pensar que as mulheres precisem de uma casa de acolhimento por conta da violência. Nos dias de hoje, não podemos aceitar esse tipo de agressão e aqui, iniciamos um novo tempo, no apoio, suporte e amparo as mulheres vítimas de violência de qualquer espécie, seja emocional, verbal e física. Aqui as mulheres terão o socorro e a atenção que necessitam”, garantiu o prefeito Luciano Pinheiro.


A inauguração da Casa Mulher Jacobinense contou com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de várias lideranças de bairro.

Fonte: Jacobina 24h
Fotos: Paulo Facinius/PMJ