Empreendedoras de Jacobina usam a criatividade para lucrar com a Páscoa


A criatividade, diversidade e qualidade do produto, aliado a uma boa divulgação e preços competitivos, são fundamentais para o sucesso nas vendas. Essas são ferramentas que três microempreendedoras individuais (MEI) da cidade de Jacobina, Centro Norte baiano, estão utilizando para aquecerem as vendas na Páscoa.

Atuando no mercado de mesa postas - porta guardanapo, guardanapos e sousplat -, a MEI Victória Coralia, da Baronesa do Sertão Decor, criou uma coleção temáticos da Páscoa. Além dos itens já comercializados, ela incrementou com canecas, colheres e pingentes fixo de coelhos.

“A Páscoa é uma data especial. Celebramos a vida e a importância de estarmos unidos e em paz. Pensando nisso, a Baronesa do Sertão Decor buscou através da Coleção Páscoa, eternizar esses momentos com total encantamento visual”, destaca Victória.

Segundo o gerente regional do Sebrae, Geronilson Fereira, datas sazonais dão a oportunidade de aumentar o faturamento, equilibrar o financeiro do empreendimento e, por consequência, atingir o plano de vendas.

“Nesse período de aquecimento nas vendas, o empreendedor deve se preparar em todas as esferas, inovação de produtos, fidelização, imergindo em campanhas publicitárias, com ênfase nessa época festiva. Dessa forma, consegue despertar a mente dos consumidores, pois ficam mais pré-dispostos a procurar por um produto, sobretudo, com diferencial no mercado”, ressalta.

A produção e a procura dos produtos à base de chocolates se intensificam neste período. Pesquisa do Sebrae indica que 67% dos empreendedores do setor de confeitarias e docerias acreditam que as vendas nesse ano serão melhores que em 2018.

Trabalhando com confeitaria há cerca de três anos, Arlete Scardovelli, da Mania de Doces, não abre mão da qualidade. “Essa é uma das melhores épocas do ano para a confeitaria e doceria. A demanda é muito grande, mas não abro mão da qualidade dos meus produtos, diferencial responsável pela a minha entrada e permanência no mercado”.

A Mania de Doces é um paraíso para os chocólatras. Além dos ovos tradicionais, trufados e de colher (com recheios variados), Arlete produz brigadeiros em geral, trufões, bolos de pote, sobremesas, tortas, doces, doces personalizados, geladinho gourmet, entre outros produtos.

Para Cristielle Cordeiro, da Criativa Personalizados e Festas, as datas sazonais são de fundamental importância para quem empreende. “Aproveito essas datas para tirar um dinheiro extra, levar novidades aos meus clientes e crescer profissionalmente. As crianças desapegaram dos ovos de Páscoa e querem ganhar coisas diferentes e com temas do universo infantil”.

Lançando mão da criatividade, a MEI apostou nas almofadas de bolso com bombons; kit confeiteiro - com ovo caseiro, recheios e confeitaria para a criança mesma montar o seu próprio doce -, canecas de polímero (plástico resistente) com bombons; kit de caça ovos e lembrancinhas para presentear.

Em comum, as microempreendedoras individuais têm o uso das mídias digitais –Instagram, Facebook e WhasApp - como aliadas para o sucesso nas vendas e já estudam estratégias em que possam agradar os clientes (até os filhos mais exigentes) para o Dia das Mães.

Tamara Leal
Agência Sebrae de Notícias Bahia
Fotos: Divulgação