Operação Chuva: Informativo da Prefeitura de Jacobina


A Prefeitura de Jacobina traz à população o primeiro balanço de informações após as fortes chuvas da madrugada deste dia 02 de abril. Houve um registro pluviométrico de 180 mm entre o período de 01h30 às 04h00 de hoje, com vários danos registrados na sede e interior do município.


A Rua Margem Rio do Ouro, principal logradouro do bairro do Leader, teve registro de inundações em residências e comércios, desabamento em uma residência, queda de duas pontes de acesso à uma Escola e também de acesso a uma residência, rompimento de rede água e danos à pavimentação. 

A Coordenação de Defesa Civil do município registrou dois desmoronamentos no Bairro da Bananeira, e a iminência de desabamento em uma residência no Bairro da Serrinha.


Na região central da cidade inundações foram registradas na Praça Rio Branco, Rua Senador Pedro Lago, Praça Getúlio Vargas (Mercado Velho) e Avenida Orlando Oliveira Pires.

Na BR-324 no trecho entre o Posto Fiscal e o contorno de Cachoeira Grande foram registradas cinco quedas de árvores e um deslizamento de terra, a via já está sendo monitorada pela Polícia Rodoviária Estadual desde as primeiras horas do dia.

Informamos ainda que os serviços meteorológicos alertam para a possibilidade de chuvas nas próximas 48 horas, alertamos à transeuntes, motociclistas e motoristas, principalmente de veículos pesados que redobrem a atenção nas áreas afetadas, a exemplo do Bairro Félix Tomaz, onde a Embasa está realizando a obra de esgotamento sanitário, e no Bairro do Leader, local mais afetado pelas águas.



A Prefeitura tem disponibilizado desde as primeiras horas do dia todo seu staff de prepostos da Coordenação de Defesa Civil, Limpeza Pública, Setor de Engenharia, Coordenação de Habitação, Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, em plantão intermitente, assim como os serviços da Guarda Civil Municipal e SMTT

Estamos de Plantão com os números:

• 153 – Guarda Civil Municipal;
• 3622-0232 – Coordenação de Habitação;
• 9.9816-3529 – WhatsApp da Defesa Civil.

ASCOM/PMJ