Secretários e Agentes de Desenvolvimento do Centro Norte baiano participam de encontro em Jacobina


Por Tamara Leal - Foram realizadas palestras, dinâmicas, apresentação de parcerias, consultoria para construção de plano de trabalho, apresentação e reconhecimento do sistema de gestão com ações estratégicas focadas na sustentabilidade dos negócios de micro e pequenas empresas (MPE), produtores rurais e microempreendedores individuais (MEI).

Para o gerente Regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, “o objetivo é consolidar a rede de Agentes de Desenvolvimento, como ferramenta que conecte a satisfação dos serviços oferecidos pelas prefeituras, em uma proposta que agilize a desburocratização, a boa gestão e, com isso, amplie a competitividade”.

Já o Agente de Desenvolvimento do município de Jacobina, João Pedro, explica que tirar as ideias do papel e colocar em prática e um dos principais desafios dos gestores públicos e que o encontro possibilitou essa atividade.

“Nós, Agentes de Desenvolvimento, montamos uma rede de colaboração para equilibrar nossas capacidades e permitir uma nova perspectiva para viabilizar um ambiente favorável de negócios. Com muito talento, o facilitador Beto Maciel identificou as potencialidades e estratégias para darmos início a este modelo de gestão executiva”, ressaltou.

Ação fortalece a rede de parceria, que passa a conhecer os projetos da regional, com o propósito de disponibilizar soluções de acordo as vocações de cada região, em uma agenda integrada e pactuada.

Parceria

Presente ao evento, a Faculdade AGES de Jacobina irá promover, em parceria com o Sebrae, o Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional – Cidades Empreendedoras, que tem como premissa firmar parcerias com os gestores municipais, agentes de desenvolvimento, vereadores e secretários municipais para discutir ações que estejam conectadas ao Programa Cidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae e que já impactou positivamente inúmeros municípios brasileiros.

“De acordo com o que foi idealizado para o Fórum, serão organizados quatro encontros na Faculdade AGES de Jacobina. Debateremos acerca de temáticas que contribuirão na melhoria dos serviços prestados pelas organizações públicas e na implantação de políticas públicas para o fortalecimento da cultura empreendedora”, explica Creso Junior, gestor de Relações Interinstitucionais da Rede de Ensino AGES (ReAges).

Agência Sebrae de Notícias Bahia