Vacinas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde


Apesar da importância das vacinas na hora de imunizar as pessoas em diversas doenças, muita gente ainda insiste em não tomar. Segundo dado da Organização Mundial de Saúde, a OMS, as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas por anos.

Em janeiro, a OMS publicou uma lista com as dez maiores ameaças à saúde global. Ela inclui a dengue, o HIV e a poluição, mas no topo está a relutância ou recusa em tomar vacinas.

Tomar vacina é fundamental, mas muita gente ainda tem dúvidas e questiona se é preciso vacinas. O infectologista Edmilson Migoswski respondeu algumas perguntas no Bem Estar, neste sábado (6).

Existem dois tipos de vacina, a com vírus vivo e a com o morto. A primeira contém uma versão enfraquecida do vírus, portanto não causa a doença em pessoas com o sistema imunológico saudável. Como é feita com um vírus vivo, é a que consegue causar uma infecção “mais natural”, o que produz uma resposta melhor do nosso sistema de defesa.

Já a segunda é composta de vírus inteiro que não está vivo. Como eles não são capazes de se multiplicar, essas vacinas não são capazes de produzirem doenças.

Luciana Rodrigues, vendedora, perguntou se a vacina do posto público é tão eficaz quanto a de uma clínica particular. “É tão eficaz quanto, mas no setor privado tem mais opções de vacina do que as oferecidas pelo SUS. Tem que fazer o mínimo que o posto oferece e, se puder e ter condições financeiras, complementar no setor privado”, explica Edmilson.

Outra dúvida que surgiu foi sobre a vacina da gripe. O advogado Nelson Silva dos Santos Jr. perguntou quais tipos de vírus que a vacina combate, já que só ouviu falar que são três tipos. “No SUS a vacina da gripe combate três vírus, já no setor privado tem a que combate três e outra que combate quatro, mas o mais importante é tomar a vacina”, diz o médico.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Fonte: Voz da Bahia
Foto: Raiza Ribeiro/Prefeitura de Palmas/Divulgação