Com estoque crítico de bolsas de sangue Hemoba faz campanha para doações


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com estoque crítico de bolsas de sangue e faz campanha para doações. As unidades móveis da Hemoba (Hemóveis) vão circular por Salvador e algumas cidades do interior. [Confira roteiro ao final da matéria]

Até sexta-feira (6), duas unidades do hemóvel estão em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital, e Mata de São João, na região metropolitana, para atendimento ao público que deseja doar sangue. Em Salvador, o Hemóvel ficará até quinta, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A Hemoba informou que nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe.

Segundo a diretora de hemoterapia da Hemoba, Rivania Andrade, nesta última semana, o estoque de bolsas de sangue diminuiu por conta da falta de acessibilidade durante os períodos de chuva.

A diretora informou ainda que, a estimativa é que o estoque atual só dê para atender cerca de 3 a 5 dias.

O que precisa para doar

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba.

Fonte: G1/Bahia
Foto: Camila Souza/GOVBA