Gerente Regional do Sebrae apoia revisão histórica em Jacobina


O Gerente Regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, defende o debate sobre a revisão da idade de fundação da cidade de Jacobina.

A proposta que poderá elevar Jacobina à categoria dos municípios mais antigos do Estado está tramitando na Câmara Municipal, através de iniciativa do vereador Pedro Nascimento, que desarquivou um projeto de lei de autoria do saudoso vereador Marcos Jacobina, que lutava pelo reconhecimento da verdadeira idade da cidade, comprovada por meio de vasta documentação.

Segundo professor e historiador Valter Oliveira, foi D. Vasco Fernandez César de Menezes (Conde de Sabugosa),  governador do Estado do Brasil, que mandou criar a Vila de Jacobina,  por decreto régio em 5 de agosto de 1720, cabendo ao coronel Pedro Barbosa Leal, o  ato de edificação da Vila, em 24 de junho de 1722, contando com juiz, vereadores, procurador, escrivão, dentre outros cargos que compunha a gestão do município.

Para o gerente do Sebrae Regional em Jacobina, “preservar a memória tem que ser uma rotina diuturna, para se manter vivo os acontecimentos e conquistas do cotidiano”.

Segundo Geron,  “é  ver no passado como uma das mais importantes oportunidades para materializar o presente e projetar o futuro”.

Fonte: Jacobina 24h