Yamana promove treinamento para profissionais de saúde em Jacobina


Responsabilidade Social e segurança são pilares para a Yamana Gold, na última quarta-feira, a empresa promoveu uma qualificação para profissionais de saúde no intuito de instruí-los sobre o Atendimento e Tratamento com Vítimas por Intoxicação com Cianeto. A atividade faz parte de uma determinação legal que orienta que as empresas que utilizam cianeto nos seus processos, qualifiquem esses profissionais para atuarem com segurança e eficácia em situações de emergência. O palestrante convidado foi Dr.º Alexandre Marcos, Médico Especialista em Intoxicação por Cianeto que atualmente atua na empresa Unigel.

O evento contou com a participação de 42 pessoas da área de saúde, técnicos de segurança do trabalho e de enfermagem da JMC, além do Diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Yamana Gold. Foi muito bom perceber o interesse dos médicos, enfermeiros e bioquímicos em participar desse momento de troca de conhecimento, todas as unidades estavam bem representadas por equipes de hospitais, clínicas e UPA de Jacobina. A explanação foi muito proveitosa, pois tornou ciente aos colegas convidados da importância do conhecimento do manejo dos antídotos para o tratamento deste tipo de intoxicação”, declarou o Médico do Trabalho da Jacobina Mineração, Dr.º Pedro Falcão.

O Código Internacional de Gerenciamento de Cianeto é um programa voluntário criado para as empresas envolvidas na cadeia de fabricação ou utilização do produto, com objetivo de melhorar os controles desse elemento químico, através de uma gestão segura para a saúde humana, o meio ambiente, comunidades e a produção. “É interessante que as pessoas saibam que o cianeto não possui efeito residual, ou seja, ele evapora naturalmente e não se acumula na água nem no solo, em Jacobina investimos cotidianamente na segurança de nossos colaboradores e todos os controles previstos são realizados, além disso, temos sensores instalados que detectam a presença do Gás Cianídrico(HCN), com uma tecnologia que aciona alarmes visuais e/ou sonoros baseado nas concentrações encontradas.” destaca o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Yamana Gold, Ivan de Paula Rigoletto.

Encontros como esse proporcionam uma maior interação entre os profissionais de saúde e reforça o compromisso da empresa com a população de Jacobina, para finalizar o evento e promover um momento de descontração entre os profissionais, foi oferecido um jantar especial.

Ascom/Yamana




Postar um comentário

0 Comentários