Campus Jacobina do IFBA representa a Rede Federal na Espanha


Aproveitar resíduos da indústria mineradora na produção de massa cerâmica para a fabricação de blocos, placas de revestimento e telhas. Esse é o objetivo dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto Federal da Bahia, Campus Jacobina, e aprovados para apresentação no Qualicer 2020, evento internacional de referência no âmbito da qualidade de produtos cerâmicos, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Castellón, na Espanha. Esta é a 2ª vez que o IFBA - Jacobina participa do evento representando a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Autoria de professores e alunos, os três estudos serão compartilhados com o grande público em formato de pôster (2) e comunicação oral (1). Tércio Machado (eng. mecânico), Talita Gentil (geóloga), Jonei Marques (eng. de minas), Beliato Campos (físico), além dos docentes Raimison B. de Assis, que hoje leciona no campus Lauro de Freitas, Flanelson Monteiro, do Campus Irecê, e Naedja  Pontes, atualmente professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), são os docentes envolvidos com os trabalhos, ao lado dos estudantes Jaédson Santos, do curso técnico integrado de mineração, e Jander Lopes (eletromecânica). Todos são integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do IFBA.

A utilização dos resíduos provenientes da exploração de esmeralda, granito Mairi, caulim e mármore bege Bahia é destaque nos trabalhos. “A exploração de esmeralda da Serra da Carnaíba, por exemplo, gera grande volume de resíduos, constantemente abandonados no meio ambiente. No processo de queima, uma das etapas da produção de peça cerâmica, a partir dos resíduos da esmeralda, a flogopita (mineral do grupo das micas) se oxida, conferindo coloração dourada ao produto. Nesse sentido, nossa proposta é estudar a incorporação desses resíduos, usados como aditivo na produção de material cerâmico, na tentativa de obter característica estética única, permitindo diversas aplicações e agregando valor econômico. Dessa maneira, ainda contribuímos para o equilíbrio ambiental da região”, destaca a profa. Talita Gentil, que representará a equipe na Espanha.

Segundo o professor Tércio Machado, líder do referido grupo de pesquisa, os anais do Qualicer são classificados com Qualis A pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), “o que reforça a qualidade técnica da produção intelectual dos pesquisadores envolvidos, incluindo estudantes”. 

Fruto de trabalhos como esses, o Campus Jacobina do IFBA estabeleceu parceria, recentemente, com empresa integrante da indústria ceramista da região para produzir material de construção de baixo impacto ambiental, incorporando resíduos da exploração mineral em massa cerâmica. “Nosso intuito é unir experiências e informações técnicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável, com benefícios para o setor da construção civil e sociedade em geral”, conclui Tércio.

Verusa Pinho de Sá
Jornalista DRT/BA 3546
Mestra em Educação e Diversidade
Especialista em Ensino da Comunicação
Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Jacobina
Departamento de Comunicação (Decom)
(74) 3621-8727 I 8700

Postar um comentário

0 Comentários