Regina Duarte deixa a Secretaria de Cultura e assumirá Cinemateca


A atriz Regina Duarte anunciou nesta quarta-feira, 20, que vai deixar a Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, que assumiu em março deste ano. O nome de quem vai substituí-la ainda não foi divulgado.

Em vídeo publicado no Twitter do presidente, Regina afirmou que em troca “ganhou um presentão”, um convite para assumir a Cinemateca, em São Paulo, responsável pela preservação e divulgação da história do conteúdo audiovisual do país.

“É um museu de toda filmografia brasileira, ficar ali, secretariando o governo dentro da Cinemateca. Tem maior presente do que isso?”, disse no vídeo. A atriz diz que sente falta da família e por isso quer voltar para São Paulo.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o governo e a cultura brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, escreveu Bolsonaro.

A troca acontece após semanas de derrotas e controvérsias no cargo. Desde que assumiu a secretaria, após encerrar um contrato de 50 anos com a TV Globo, a atriz enfrentou resistência de setores a ala ideológica do governo e críticas e duras críticas da ala ideológica do governo.

Ela entrou na Cultura com a intenção de pacificar a pasta, marcada desde o início do governo por conflitos. Logo que assumiu, exonerou nomes ligados à ala ideológica, o que provocou reações negativas e uma série de ataques nas redes sociais contra Regina.

No vídeo publicado nesta quarta-feira, 20, feito no Palácio da Alvorada, Regina começa brincando que foi à residência oficial perguntar ao presidente se ele estava lhe “fritando”. “Porque eu tô lendo isso numa imprensa, que eu não acredito mais, mas de qualquer forma queria que ele me dissesse pessoalmente: tá me fritando, presidente?”, disse a atriz.

O presidente respondeu: “Regina, toda semana, tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é sempre desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais eu ia fritar você”.

Lealdade

Regina Duarte nasceu no dia 5 de fevereiro de 1947. Com 55 anos de carreira, é uma das atrizes mais famosas do país, com dezenas de novelas no currículo.

Os seus papéis mais marcantes foram em folhetins como Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Vale Tudo, Roque Santeiro, Rainha da Sucata e Malu Mulher, além da personagem Helena em três obras do autor Manoel Carlos (História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida).

Regina demonstrou apoio à Bolsonaro em 2018, durante a corrida eleitoral, quando postou uma foto nas redes sociais com o então presidenciável. Apesar da atriz já ter se colocado no campo da direita desde as manifestações pelo impeachment de Dilma, o apoio chamou a atenção já que a candidatura de Bolsonaro teve pouca adesão da classe artística.

Fonte: Exame.

Postar um comentário

0 Comentários