Empresário muda de carreira e ajuda a transformar vidas


Por Tamara Leal - Depois de oito anos trabalhando no ramo do entretenimento, o empreendedor Tulio Rafael teve um encontro transformador com o Profiler. O treinamento mudou a vida do empresário – que agora é um dos representantes da Ikigay Academy Escola de Competências responsável pela aplicação do Profiler -, e vem modificando a trajetória de dezenas de pessoas em Jacobina, Centro Norte baiano, e em diversas cidades do país.

“O Profiler é um moderno sistema de mapeamento de perfil comportamental destinado ao desenvolvimento humano. Treinamento que possibilita o acesso a uma tecnologia cientificamente comprovada para que pessoas desenvolvam a si próprias e a outras pessoas, compreendendo comportamentos, valores e gestão estratégica”, explica Tulio Rafael.

O empreendedor jacobinense juntamente com o facilitador do treinamento, Thiago Athanázio, estão ajudando a transformar a vida de dezenas de pessoas. Só em Jacobina cerca de 100 pessoas de diversas áreas do conhecimento – gestores, líderes, terapeutas, profissionais liberais, casais, dentre outros -, já tiveram acesso ao Profiler.

“O maior ganho nessa jornada é saber que os participantes são transformados e motivados a buscarem os seus sonhos; ajudando a si próprias e aos indivíduos que os cercam. Cresci como pessoa, como empreendedor e tinha que dividir tudo isso com a minha cidade, família, amigos e parceiros. O próximo passo é quebrar barreiras, expandir a nossa área de atuação e levar essa revolucionária ferramenta cada vez mais longe”, ressalta Tulio Rafael.

Participante da primeira turma do Profiler Jacobina e hoje monitor, o dentista Igor Santos, explica que o Profiler é um curso de análise comportamental e autodescoberta que usa a filosofia do Ikigai, em japonês, “a razão de ser” ou “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs”. O ikigai está em nosso interior e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira.

“É um treinamento incrível, fantástico. Uma proposta encantadora e transformadora. Desejava ser professor e com as dinâmicas e análise do meu perfil comportamental, a chama reacendeu. Pensei: se o meu perfil comportamental estiver certo, tenho habilidades e meus pontos fortes são voltados para o compartilhar dos meus conhecimentos. Pouco tempo depois, já estava dando aula na Faculdade de Medicina. Além disso, me encorajei a fazer vídeos ensinando Odontologia e tudo isso partiu depois da clareza dos meus pontos fortes”, revela Santos.

Na análise comportamental, o indivíduo descobre os seus pontos fortes e fracos. Tendo consciência disso, passa a potencializar o que tem de melhor e minimizar os pontos fracos. Igor também explica que “outra grande vantagem é que você começa a ver o comportamento de outras pessoas de forma diferente; às vezes o que você percebia como um ponto negativo é, na verdade, ponto positivo da outra pessoa. Então você passa de crítico para admirador”.

Para a médica Rísia Barreto, que participou da segunda turma do Profiler Jacobina, a experiência é algo extremamente emocionante, inspirador e que remete ao final de semana mais incrível da sua vida em 2018. “Convivi com pessoas que eu não tinha contato, e que tinha um conceito prévio, definindo-as sem ao menos ter dado a oportunidade de conhecê-las, e quebrar a barreira de exposição”, diz.

O Profiler é um curso, uma ferramenta, que faz uma análise comportamental através de questionários, perguntas, gráfico e análises para definir o perfil, características, qualidades e peculiaridades. “E nesse momento você começa a conhecer a si mesmo, o porquê age de tal forma, ou não consegue realizar tal atividade, porque às vezes abraça um compromisso e em alguns momentos já não quer mais esse compromisso”, explica Dra. Rísia que afirma ter tirado do papel ideias, enfrentado medos e ser, hoje, uma pessoa extremamente otimista, conhecedora de si mesma e dos seus potenciais.

A médica ainda acrescenta: “Não é algo futurista, nem sonhador, é algo real, muito próximo aos nossos olhos, mas muitas pessoas não conseguem enxergar. A cidade é linda em natureza, mas precisa estar se transformando em uma cidade linda de pessoas, que sabem o que querem e onde querem chegar. As pessoas precisam conhecer o Profiler, que seja incentivo para aquelas que ainda têm algum preconceito, que se libertem; o mundo está aí para viver, saibam que são capazes!”.

Sobre o Profiler

O Profiler é uma avaliação comportamental, baseada na Metodologia DISC*, com acuracidade superior a 97%. A metodologia Profiler é a reconhecida nacionalmente e chancelada como produto inovador pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

Com certificado de Analista Comportamental, o Profiler é validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de São Paulo (USP), credenciado e validado pela Federação Mineira de Software (Fumsoft).

Com carga horária de 20h, teoria e prática, ao final do curso o participante produz o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), como metas (pessoais e profissionais) para os próximos meses de suas vidas.

*DISC é um modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente). Como resultantes desta matriz temos os seguintes fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Variações nestes termos podem ocorrer em função do referencial utilizado.

Serviço

Profiler
Tulio Rafael – (74) 9.9111-3314
Thiago Athanázio – (74) 9.8836-5583