Infarto agudo do miocárdio: O que é e como prevenir?

Atendimento rápido e especializado pode definir real chance de vida do paciente 


O infarto ou enfarte agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, é uma condição grave que ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é interrompido. Esta é uma condição, infelizmente, mais comum do que imaginamos e está entre as doenças que mais matam pessoas em todo o mundo. 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular (ou suas consequências) e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país. Existem fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa ter um infarto, incluindo pressão arterial alta, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade e história familiar de doenças cardíacas. 

Médico e docente dos cursos de Saúde da Ages, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação, Dr. Márcio Cruz explica que o coração é um órgão vital que bombeia o sangue rico em oxigênio para todo o corpo, incluindo o próprio coração. “Quando uma artéria que fornece sangue ao coração fica bloqueada ou obstruída, uma parte do coração pode ficar sem oxigênio e nutrientes, o que pode levar à morte das células do coração”, pontua o Dr. Márcio. 

Sobre os sintomas do infarto, o docente explica que pode incluir dor no peito, podendo se espalhar para o braço esquerdo, ombro, mandíbula ou costas. “É possível que a pessoa também sinta falta de ar, sudorese, náusea, tontura ou fraqueza. É importante notar que nem todas as pessoas experimentam os mesmos sintomas”, ressalta o médico. 

Caso alguém esteja tendo os sintomas de infarto, é importante chamar imediatamente uma ambulância ou ir ao pronto-socorro mais próximo. O tratamento precoce é crucial para evitar danos permanentes ao coração e também para se tentar evitar as complicações equivalentes. 

“A grande maioria das pessoas acometidas pela doença vai estar fora de algum serviço de saúde e precisará de atendimento médico de emergência. O tempo entre a ocorrência do ataque e o atendimento médico vai definir a real chance destes indivíduos de sobreviver a esses ataques”, observa Márcio Cruz. 

Já sobre o tratamento, o professor da Ages explica: “O tratamento é muito complexo e altamente técnico, e pode incluir medicamentos para dissolver o coágulo que está bloqueando a artéria, angioplastia para abrir a artéria bloqueada ou cirurgia para desviar o fluxo sanguíneo para contornar a artéria obstruída”, enfatiza. 

Em resumo, o infarto é uma condição grave. É importante conhecer os fatores de risco e procurar ajuda médica imediatamente caso apresente os sintomas da doença. O tratamento precoce pode ajudar a salvar vidas e prevenir danos permanentes ao coração. 

Para evitar complicações cardíacas, a melhor alternativa, segundo especialistas, é manter hábitos saudáveis que incluem exercícios físicos, alimentação adequada e não consumir bebidas alcóolicas e cigarros. É importante adquirir esse comportamento precocemente e sempre buscar auxílio de um profissional de saúde para acompanhamento ao longo da vida. 

Sobre a Ages  

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.  

Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga, Jacobina e Tucano receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Tucano, Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 7, 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.  

Saiba mais sobre a Ages em  www.ages.edu.br    

Sobre a Ânima Educação      

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 389 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.       

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.     


Postar um comentário

0 Comentários