Caoa assumirá fábrica da Ford no Brasil; confira!


A Caoa, empresa brasileira que fechou acordo para a aquisição da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP), a fim de manter a produção de caminhões sob licenciamento, não é apenas a maior distribuidora nacional de veículos da marca norte-americana. 

A companhia já conta com duas fábricas no país, que produzem automóveis e caminhões de pequeno porte das marcas Hyundai, sul-coreana, e Chery, chinesa.

Em Anápolis (GO) fica a fábrica da Caoa inaugurada em 2007, inicialmente para montar no país exclusivamente modelos da Hyundai, sob licença da matriz -- atualmente, a linha de montagem goiana é responsável pela produção dos SUVs ix35 e New Tucson, bem como os caminhões leves HR e HD80, todos Hyundai. Recentemente, a unidade passou a fabricar também modelos da Chery: os utilitários esportivos Tiggo5x e Tiggo7.

Em novembro de 2017, a Caoa anunciou a criação de joint-venture com a Chery e passou a ser dona de 50% das operações locais da marca chinesa, bem como metade da fábrica da montadora asiática em Jacareí, no interior paulista. De lá, atualmente saem os modelos QQ, Arrizo 5 e Tiggo 2, vendidos com o logotipo Caoa Chery.

Por conta da aquisição da fábrica em São Bernardo do Campo, a produção dos caminhões Cargo, bem como dos modelos F-350 e F-4000, vai prosseguir, mas o Fiesta, também montado na unidade do ABC, sairá de linha.

Fonte: Uol/Carros