Empresários atendidos pelo Sebrae realizam campanha de doação de sangue em Jacobina

Iniciativa da Zafir Cosméticos busca incentivar doação e a meta é obter 500 bolsas de sangue para o Hemoba de Jacobina


Por Tamara Leal - Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e reforçar o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), unidade de Jacobina, o casal Júnior Bispo e Iolanda Barberino, proprietários da Zafir Cosméticos, lançou no final de julho a campanha “Doou, ganhou!”. A campanha acontece até 26 de agosto. O doador ganhará uma ampola de tratamento capilar Zafir Cosméticos.

A doação de sangue deve ser realizada na Hemoba de Jacobina, na Praça Rui Barbosa, s/n – Centro. Para realizar a troca o doador deve se dirigir à sede da empresa na Rua J. J Seabra, 150 – Estação, em frente à Uneb, em horário comercial, com o comprovante de doação. A meta é obter 500 bolsas de sangue.

A iniciativa acontece após o empresário participar, em maio, da Bahia Expo & Negócios, realizada pelo Sebrae no Centro de Convenções, em Salvador. O evento atraiu 150 expositores e registrou 11,4 mil visitas, sendo a maioria público empresarial, que teve acesso a 117 eventos, com mais de 200 horas de capacitação, rodadas nacionais e internacionais de negócios.

“Na Bahia Expo & Negócios participamos de uma oficina de marketing digital que destacava a importância da responsabilidade social nos tempos atuais e de como podemos nos tornar uma empresa socialmente responsável. Assim, decidimos mostrar que a nossa preocupação vai além de gerar lucros e queremos nos conectar com pessoas que partilham dos mesmos valores da Zafir”, explica Júnior.

Para o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, ações simples praticadas cotidianamente trazem resultados significativos. “Faço uma analogia entre responsabilidade social e empreendedorismo, de maneira que ações simples transformam os atores, colaboradores e líderes em atividades práticas, com impactos positivos na vida das pessoas, que geram reconhecimento, fortalecem os empreendimentos e dão visibilidade aos mesmos”, ressalta Geronilson.

Doador de sangue, Bispo faz questão de ressaltar que o ideal é que a doação seja espontânea, mas ele acredita que o incentivo é válido. “Acreditamos que muitas pessoas, que serão estimuladas pela campanha, se tornarão doadores permanentes. Muitas vezes o que falta é o primeiro contato com a Hemoba, ouvir os profissionais, saber quantas vidas podem ser salvas com uma única doação”, destaca o empresário.

Mãe de dois filhos, Iolanda Barberino teve anemia gestacional durante a sua última gravidez. “Não precisei, mas os médicos condicionaram a realização do meu parto à disponibilização de uma certa quantidade de bolsas de sangue. E, diante disso e de sabermos que diariamente milhares de pessoas são salvas ao redor do mundo por conta de um ato de amor e solidariedade, é que decidimos realizar a campanha”, lembra Iolanda.

Soluções Sebrae

Júnior Bispo teve o primeiro contato com o Sebrae em 2022, quando participou do Empretec. Ele destacou a importância da solução na sua trajetória empresarial: “Fiz o Empretec, que me proporcionou segurança nas tomadas de decisões dentro da Zafir, melhorando o desempenho do negócio. Costumo dizer que, para a empresa que não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Mas, para quem está empreendendo ou já é um empreendedor e quer trilhar o caminho do sucesso, indico ir até o Sebrae”.

Na Expo Bahia & Negócios, além das oficinas, Bispo participou de reuniões de internacionalização com compradores colombianos. Atualmente, a Zafir Cosméticos participa de uma consultoria do Sebrae para exportar as ampolas de tratamento capilar, que é a mesma da campanha de doação. “A feira oportunizou a troca de sinergia entre empreendedores e fabricantes. E o melhor é que possibilitou que pudéssemos apresentar a nossa marca para compradores de outros países. Inclusive, já iniciamos todos os trâmites para realizar uma venda”, finaliza Bispo.

Condições básicas para doação de sangue

– Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
– Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;
– Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
– Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações (Fonte: Hemoba).

ASN/Bahia
Foto: Kirill Dratsevich/Pexels



Postar um comentário

0 Comentários