Otorrino destaca hábitos para evitar resfriados e rinites; lavagem nasal é grande aliada na prevenção

Especialista responde principais dúvidas sobre o método de desobstrução do seio da face 


Durante o inverno (21 de junho a 23 de setembro), as pessoas que sofrem de rinite, sinusite ou outros problemas respiratórios tendem a experimentar sintomas mais intensos. Isso ocorre devido às mudanças repentinas de temperatura, à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes. Nas condições de ar seco, as condições "ites" agravam-se, o que amplifica ainda mais os sintomas. Essas informações foram fornecidas por Narjara Lelis, médica otorrinolaringologista e docente dos cursos de Saúde da Ages, uma instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima.

Como especialista em ouvido, nariz e garganta, Narjara também ressaltou que certos hábitos podem agravar o quadro das doenças respiratórias, como frequentar ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas.

“Evite também o contato com mofo, fumaça, cheiros fortes ou poeira, e mantenha seu ambiente de convivência sempre limpo e arejado. E caso você ainda não esteja tratando o problema respiratório ou nem descobriu a doença, procure um otorrino. Ele com certeza irá te orientar com o melhor tratamento”, pontua a médica. 

Ela aconselha manter hábitos para garantir a imunidade no inverno. “Procure manter a higiene básica, como lavar as mãos e usar álcool em gel regularmente; garanta uma alimentação saudável; atente-se à vacinação contra a Influenza, faça atividades físicas regularmente; fique atento à suplementação quando indicada por seu médico, e tenha um sono de qualidade, de sete a oito horas por noite. Também é importante verificar se há ronco ou apneia, para que sejam tratados”, ressalta a docente. 

Segundo a médica, além de hábitos de higiene e boa alimentação, outros costumes também contribuem para o combate dos resfriados, como: a ingestão de água, a dica é manter a garrafa de água sempre por perto; uso moderado do ar-condicionado, pois a mudança brusca de temperatura torna as vias aéreas mais ressecadas; e a lavagem nasal diariamente. 

Para a docente, o método de desobstrução do seio da face é um grande aliado, já que remove impurezas e aprimora o processo da respiração. Dessa forma, para ajudar a prevenir as doenças respiratórias, a Dra. Narjara respondeu as principais perguntas sobre a limpeza nasal adequada.  Veja: 

1- Existe posição ideal para fazer a lavagem nasal? 

Existe sim, seja ela feita com seringa ou com as garrafinhas. Primeiro deve-se inclinar o tronco para a frente, manter a boca aberta sempre, e colocar o bico do dispositivo apontado para a lateral do nariz (sentido da orelha). Esse é um ponto importante para quem tem desvio do septo, pois, se apontar para o meio, você corre o risco de se machucar. Importante destacar: realizar o procedimento com pouca pressão e sem força. 

2 - O que usar como solução para desentupir o nariz? 

Faça lavagem nasal com uma solução hipertônica, ou seja, que contenha uma concentração maior de sódio (de 2% a 3%). A solução vai ajudar a murchar essa mucosa e automaticamente melhorar a sensação de congestão. 

3 - O soro precisa sair do outro lado? 

Quando utilizamos uma seringa pequena ou fina, provavelmente o soro vai sair pelo mesmo lado ou você vai engolir, porque o nariz não vai estar 100% vedado e há pouco volume. E não há problema algum nisso. A lavagem será eficaz do mesmo jeito! Dica: incline bem a cabeça para o lado. Já com a garrafinha, a narina fica vedada e então o soro sairá pelo outro lado ou você irá engolir. Mas não caia na tentação de forçar essa saída do outro lado, você corre o risco de “jogar” a solução para o ouvido e gerar uma otite. 

4 - Lavagem nasal pode resultar em otite? 

Depende! A lavagem nasal, se realizada de forma incorreta, pode sim causar problemas no ouvido, inclusive otite. Por isso ressaltamos tanto a maneira correta de fazer a lavagem. Não existe segredo, existe técnica: tronco inclinado, baixa pressão e bico inclinado no sentido da orelha. Atentando-se a esses pontos, o risco de otite e outros possíveis problemas com a lavagem nasal diminui muito. 

5 – Como realizar uma lavagem nasal em bebês? 

A lavagem nasal, por mais simples que seja, se feita de maneira incorreta, pode acarretar em problemas para seu bebê. Siga os conselhos abaixo: 

- Faça lavagem nasal antes da mamada ou antes de dormir; 

- Não use o aspirador mais de uma vez ao dia, pode inflamar o nariz do bebê; 

- Lavagem com a seringa: bebê sentado com a cabeça levemente inclinada para frente. Já para lavagem com o spray e conta gotas, o bebê deve estar deitado. 

6 - Faz mal lavar o nariz todos os dias? 

A resposta é não. Pelo contrário, realizar a lavagem nasal diariamente só tem benefícios, veja: 

- Ajuda a desobstruir o nariz, removendo mecanicamente o excesso do muco; 

- Ajuda a umidificar o nariz e remove substâncias alérgenas;        

- Diminui e trata rinossinusites; 

- Melhora a respiração, descongestiona e limpa.

Foto: Pexels

Postar um comentário

0 Comentários