Alunos da Faculdade Ages prestam atendimento a atletas da Corrida Duque de Caxias Tradicional corrida aconteceu neste domingo (27), em Jacobina


O último domingo (27) foi bastante movimentado no município de Jacobina, Centro-Norte baiano, com a realização da 36ª edição da Corrida Duque de Caxias. A corrida atraiu cerca de 1.300 atletas, de todas as partes do nordeste brasileiro, nos circuitos de 5km e 10 km.

Alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Medicina da Faculdade Ages de Jacobina, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima, prestaram atendimento aos corredores da tradicional corrida. A ação contou com a participação de 37 estudantes e três docentes da Ages.

Os atendimentos aconteceram no Estádio Municipal José Rocha, no final do percurso. Estudantes de Medicina ficaram, estrategicamente, próximos à linha de chegada para atender os atletas. Alguns corredores sofreram desidratação, hipoglicemia e fadiga e foram auxiliados pelos alunos.

Já os estudantes de Fisioterapia atuaram na área de massoterapia. Eles prestaram atendimento aos atletas que sofreram entorse, estavam com dores ou câimbra. Por fim, os estudantes de Farmácia mediram o índice glicêmico de atletas.

Os toldos da Ages foram posicionados ao lado das ambulâncias, que contavam com uma médica e uma enfermeira de plantão. Os estudantes de Medicina também auxiliaram esses profissionais.

As atividades da área da Saúde foram acompanhadas e supervisionadas pela Dra. Tâmara Carvalho, coordenadora de Extensão das Práticas Médicas no SUS da Ages Jacobina; e pelas docentes Ana Mesquita, do curso de Farmácia; e Juliana Menezes, de Fisioterapia. Menezes também participou do evento como corredora.

“Foi um momento muito enriquecedor e de muito aprendizado para os nossos alunos. Eles puderam vivenciar a prática profissional de forma bastante dinâmica com os atendimentos aos atletas, que precisavam ser feitos com celeridade já na linha de chegada. Além do benefício à comunidade, parcerias como essa somam muito na formação dos alunos da Ages”, disse a professora Tâmara Carvalho.








Postar um comentário

0 Comentários