Trump e Kim Jong-un não assinam acordo sobre sanções e desnuclearização


O encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, terminou sem acordo. Os dois tiveram uma série de reuniões nesta quinta-feira (28), no Vietnã, mas o compromisso acabou antes do previsto sem acordo entre as partes.

Segundo Trump, a Coreia do Norte exigia o fim de todas as sanções impostas ao regime de Kim. O presidente norte-americano não aceitou os termos e, portanto, decidiu não assinar o acordo. Com a divergência, os dois chefes de estado encerraram o encontro mais de uma hora antes do previsto.

Essa foi a segunda vez que Trump e Kim Jong-un se encontraram. Em junho de 2018, os dois se encontraram em Cingapura e a Coreia do Norte se comprometeu em iniciar o processo de desnuclearização do país.

Os Estados Unidos exigem a desativação completa do Complexo de Yongbyon, que é um parque nuclear considerado peça-chave pelos norte-coreanos. Trump disse que Kim, em contrapartida, queria o fim de todas as sanções impostas ao seu regime. Na avaliação do presidente norte-americano, isso seria um "desnível" na expectativa entre os dois países.

Segundo a Casa Branca, as delegações dos dois países esperam fazer um novo encontro futuramente. No entanto, Trump afirmou não saber quando uma nova rodada de negociações poderá acontecer.

Fonte: Agência do Rádio Mais
Foto: Divulgação