Centro de Parto Normal de Jacobina receberá o nome da Professora Cândida Sangalo


Nos próximos dias, o município de Jacobina inaugura mais um espaço na área da saúde. O primeiro Centro de Parto Normal (CPN), ou Casa de Parto Natural, como também é conhecido, irá receber o nome da saudosa professora Cândida Sangalo, falecida prematuramente em 2004.


Segundo o prefeito Luciano da Locar, o CPN vem com a proposta de atender as exigências previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas, sobretudo, tem real interesse por desenvolver uma cultura de humanização, qualidade e segurança na assistência prestada aos seus usuários, inclusive, no que tange aos cuidados com o binômio mãe-filho.

O novo espaço dedicado às mulheres, que irá funcionar anexo ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho,  segue todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Rede Cegonha e tem por objetivo humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e pós-parto, onde a equipe de profissionais desenvolve relações de afetividade com as gestantes e seus familiares.

O prefeito Luciano da Locar destaca que o local possui modernos equipamentos para monitoramento do trabalho de parto e assistência à mulher e ao recém-nascido, reduzindo assim, a taxa de mortalidade materna e neonatal.

A equipe será  composta por profissionais especializados, mantendo assim o diferencial na assistência e proporcionando segurança e bem estar para as gestantes e seus bebês.

Homenagem –  O Centro de Parto Normal receberá nome da professora Cândida Sangalo, que faleceu aos 43 anos,  no dia 28 de dezembro de 2004, exatamente 14 dias após dá à luz ao seu filho Cauã Sangalo, hoje com 15 anos de idade.

Trata-se de uma justa homenagem à memória desta mulher, que deixou um grande legado familiar e profissional.

Nascida em Jacobina, Cândida Sangalo era filha de Ilza Maria Ferreira de Oliveira (em memória) e Ricardo Sangalo, tendo como irmãos Rosangela Sangalo, Alzira Sangalo e Ricardo Sangalo (em memória), e os filhos Carlos Renato Sangalo Bicelli, Marcus Antônio Sangalo Bicelli e Cauã Sangalo Bicelli.

Lecionou nos colégios Iolanda Dias Rocha e Oásis, sendo também professora Rede Pública Municipal, com passagem pelo Colégio de Caatinga do Moura e pelo Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (Comuja), onde acumulava o cargo de vice-diretora quando, infelizmente, faleceu ainda muito jovem, aos 43 anos de vida.

A professora Cândida era prima carnal da cantora Ivete Sangalo.

Fonte: Jacobina Notícias



Postar um comentário

0 Comentários